por Carol Camocardi
Quando falamos de natal, instantaneamente lembramos de presentes e mais uma vez o consumismo bate na porta. É uma época onde por muitas vezes não se consegue escapar de certas obrigações e hábitos que anualmente são prejudiciais à vida financeira.
Nas últimas duas décadas o consumo aumentou 400%. Os números realmente são alarmantes e este é um bom momento para refletir em como contribuir para que esse índice não cresça. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito revelou que quase metade das pessoas compraram algo que nunca usaram. Agora imagine isso em presentes. Dos presentes que ganhamos, quantos são necessários e usados? Gastamos nosso dinheiro comprando algo que provavelmente as pessoas nunca vão usar.
Natal é época de compartilhar, olhar para o próximo e ser generoso. Que tal aproveitar o conceito natalino para criar novos hábitos de consumo consciente?
Mãos a massa
Nada mais carinhoso e pessoal que você mesma fazer o presente para uma pessoa querida. As ideias são infinitas, basta dar uma busca na internet para encontrar o presente perfeito.
Gaste apenas seu tempo, os produtos que tem em casa e um pouco de criatividade.
Faça um bolo natalino, embrulhe em um pano de prato e coloque dentro de uma cesta, amarrando com algumas fitas. Lindo e com cara de família.
Borde alguma camiseta, desenhe com lápis e borde por cima usando qualquer material que tenha em casa. Dobre e faça um rolinho, finalize com uma fita.
Pinte uma caneca, aproveita aquelas canecas que nunca usa e dê uma nova vida, amarre uma fita na alça com uma etiqueta pendurada com o nome da pessoa.
Desapegue-se
Nada como agregar dois momentos, desapegar e fazer o outro feliz.
Lembre daquela sua amiga que gosta daquela blusinha que você quase não usa. Que tal dar nova vida a ela e presentear alguém que você gosta?
Você pode bolar presentes incríveis apenas observando quem está ao seu redor. O que elas gostariam de ter que já não tem mais serventia para você? Faça o exercício e com certeza seu natal será mais leve no armário e no bolso. E para arrematar, encape uma caixa de sapato com algum tecido velho, roupa que está rasgada, ou use revista e está pronto o embrulho do presente.
Apoie uma causa
Você não precisa ficar preso a presentes físicos, uma ação pode ser um presente muito mais útil. Se propor a lavar a louça do almoço de natal na casa da mãe, por exemplo. Se a vontade falar alto, vá fazer um voluntariado em algum lugar que se sinta bem. Mas se não tem escapatória e precisa mesmo comprar algo, então consuma das marcas que estão contribuindo para uma causa maior.
Você pode escolher pelos selos ou marcas cruelty free, sistema B, negócio com propósito, upcycling, produção verde, entre outras.
Surpreenda
Faça algo inesperado, como escrever uma carta de próprio punho. Algo que ninguém mais faz após a criação do e-mail. Quando escrevemos, as palavras expressão o que queremos, mas vai muito além disso. A forma da letra, a emoção do momento fica impressas no papel. Ao ler uma carta dessa, todos os sentidos estão sendo trabalhados e a conexão que estabelece com o presenteado é muito maior.
É muito mais que fazer você mesma, é dar um pouco mais de si e se abrir ao outro.
Seja o presente
Já que natal é tempo de refletir, tire um tempo para você e seja o seu presente. O autoconhecimento é o maior presente que pode se dar. Quando está consigo mesma, está mais plena para estar com os outros e com certeza é o melhor presente que pode dar.
Boas festas!
********
"Desenvolvi o conceito da Imagem Consciente com consultorias personalizadas e cursos online de Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal com foco no autoconhecimento, desconstrução de paradigmas e reorganização de conceitos de imagem pessoal. Ajudo você a expressar seu brilho."
Commenti