top of page

O armário é a casa da roupa

Atualizado: 14 de fev. de 2022

por Carol Camocardi


Nós seres humanos habitamos casas e apartamentos. E as roupas? Elas moram no armário. Assim como nossas casas precisam de arrumação e limpeza, a casa delas também.





Essa limpeza faz parte da manutenção e saúde das roupas.


O ideal é encontrar a melhor maneira que facilite sua vida. Deixe os itens em locais de fácil acesso para que encontre rapidamente. Peças organizadas e bem expostas otimizam o tempo a cada abertura do armário. Inclusive ajuda a não esquecer de tudo que tem e democratiza o uso.


A boa conservação da roupa depende não apenas da lavagem, mas da forma como é organizada e guardada. O ideal é que mantenha o estado original de cada peça para que elas não deformem. Respeitar a natureza do material ajuda a manter a qualidade e aumenta o ciclo de vida.


Nós seres humanos habitamos casas e apartamentos. E as roupas? Elas moram no armário.

Segue uma lista de etapas para limpar e organizar os armários.


1) Tire tudo e faça a separação dos três montes. Leia o post "Quem guarda tem ou quem guarda acumula?"


2) Limpe a parte interna no armário com um pano seco.


Não use produtos de limpeza dentro do armário que podem danificar as roupas. Cuidado com cheiros que atraem bichos, inclusive traças. Então nada de sachês para dar cheirinhos ok?


3) Organize a parte interna como desejar.


Crie um critério de organização: Claro – escuro / escuro – claro / estilo da peça (casacos, calças, camisas, etc.) / linguagem (roupas trabalho, ginástica, etc.).


Uniformize os cabides. Todos dos mesmo estilo e cores deixaram o armário lindo. Existem cabides para cada tipo de roupa. Com o tempo faça as trocas e tenha os apropriados, isso ajudará a manter a qualidade das peças.


4) Pendurar e dobrar


Alguns tecidos não podem ser pendurados, pois as fibras marcam e não voltam ao estado original. Então tome cuidado principalmente com roupas de lã, malhas e tricôs. Peças de couro precisam de atenção especial, já que estamos falando de uma pele que outrora habitou o corpo de um ser, precisa de ventilação e pode marcar com facilidade. Cabides especiais e não deixar as mesmas em lugares muito úmidos ajuda a mantê-las saudáveis. Tecidos planos podem ser pendurados, já os tecidos com elastano, não.


Dicas para organizar:


· Etiquetar gavetas que não forem de vidro (facilita para quem guarda a roupa);

· Coloque o sutiã de bojo em caixas ou gavetas abertos, não dobre o bojo, pois ele quebra;

· Não enrolar biquíni, calcinha e meias, pois estraga o elástico;

· Usar saquinhos de TNT ou tecido para respiração da roupa. Não use capas plásticas que impedem a respiração e proliferam fungos e bactérias;

· Colocar papel de seda entre roupas para tirar umidade;

· Bolsas com base inferior devem ser guardadas com enchimento interno;

· Bota de cano alto deve ficar de pé com enchimento que pode ser uma cartolina;

· Guardar sapatos cada um em um saquinho ou em uma sapateira onde possam respirar;

· Gravatas e cintos devem estar sempre pendurados, nunca enrolados. Existem organizadores especiais para os dois. Cuidado, o couro marca e elástico quebra.

· Casacos devem ser pendurados em cabides com os ombros estruturados para mantê-los no lugar;


Para locais úmidos indico armários abertos e com muita ventilação. Closet somente com araras e prateleiras abertas são sensacionais.


Você quer se conhecer mais e aprofundar seu conhecimento na Consultoria de Imagem?


Te convido para se conhecer em uma aula gratuita do Curso on-line de Consultoria de Imagem.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page