O emocional e psicológico da cor branca

Atualizado: Fev 5

Toda cor ajuda a trabalharmos as emoções e como nos relacionamos internamente e com outras pessoas. A cor branca traz mais consciência a vida. Saiba como.




O branco, segundo a Teoria Óptica é a soma de todas as cores do espectro luminoso. Por essa razão, é vista como o equilíbrio do positivo com o negativo, trazendo a igualdade como característica básica.

Por essas questões da igualdade, também é considerada a cor da neutralidade, imparcialidade, justiça e independência.

Assim conseguimos entender porquê é a cor mais usada para representar o paraíso judaico-cristão e os anjos em geral.

Sabe a expressão: "menos é mais"? Se tivesse uma cor, seria branco, cor da simplicidade ligada ao atemporal e ao minimalismo que não desfia a atenção do que realmente é importante.

No corpo físico, o branco funciona como calmante, trazendo a organização interna e externa, a organização do caos.

Na área da saúde é muito usada para transmitir limpeza, além de ajudar a acalmar (como já vimos) também auxilia no purificar interno.

Outra razão por ser tão usada na saúde é que o branco traz tranquilidade e sensação de paz, ao mesmo tempo que amplia o ambiente.

O branco está presente no nosso ciclo de vida, sendo a cor do início e do amadurecimento.

O leite, primeiro alimento dos mamíferos, é branco. E o primeiro sinal de amadurecimento é quando o cabelo e pelos ficam brancos, que estão associados a experiência de vida.

E por falar em ciclos da vida, o branco representa o final da vida e começo de outro ciclo. Aqui no ocidente é a cor dos fantasmas e espíritos. Já no oriente essa cor é associada ao luto, sendo a cor tradicional dessa passagem do final de uma vida, para o começo de uma outra.


Outra curiosidade é que o vazio é branco, isso porque em muitas línguas existe apenas uma palavra para expressar esses dois sentidos, ou seja, a mesma palavra significa vazio e também significa branco.

Ao mesmo tempo que é a com da simplicidade, também simboliza status. Podemos ver isso no exemplo de golas brancas sobrepostas nas roupas. Por isso é considerada também a cor da perfeição.

Dicas de quando usar branco:

Se você precisa: se acalmar, se tranquilizar, se purificar, se organizar para enfrentar o caos, trazer a sensação de paz e se curar.

Se você quer transmitir: simplicidade, paz, neutralidade, igualdade, imparcialidade, tranquilidade, independência, status e amadurecimento com jovialidade.


*foto editorial para Revista Estilo

Posts recentes

Ver tudo