Quem guarda tem ou quem guarda acumula?

Atualizado: Fev 12

A linha é bem tênue entre uma coisa e outra e é preciso discernimento e ser verdadeira consigo mesma para descobrir o que está por trás de guardar uma peça.





Acumuladores são pessoas que guardam muita coisa com a desculpa de “vai que precisa, eu já tenho”. Porém não há consciência ou um processo para discernir o que fica e o que vai.


O sentimento de escassez se faz muito presente, assim como o apego e a sensação de falta.


A questão é tão profunda que nos deparamos com: “guardar ou doar, eis a questão!”

Separei passos simples para a refletir frente ao armário.


1) Quando olho para meu armário acho que tenho muita coisa? Tenho vontade de ter menos?


2) Eu realmente uso tudo que tenho? Tem a necessidade de ter tudo isso que está ali dentro?


O sentimento de escassez se faz muito presente, assim como o apego e a sensação de falta.

Após algum tempo olhando e avaliando suas emoções siga para um detox e mão a obra para limpar e desapegar do que não faz mais sentido.


O próximo passo chamo de desapego dos três montes:

· Monte do usar

· Monte do criar

· Monte do girar



MONTE DO USAR


Aqui entram as peças que estão em uso. Mesmo que essas peças façam parte do dia a dia, tire-as do armário e separe uma sobre a outra. Isso trará uma ideia de quantidade de tudo que você tem.


Neste monte também entrará em um segundo momento peças afetivas sem uso no momento, peças de investimento sem uso diário e as peças recicladas.


Leia o texto “Monte do Usar” e entenda melhor o que deve ficar no seu armário.



MONTE DO CRIAR


Neste monte entram as peças que não estão sendo usadas mas têm potenciais para, ou seja, você comprou e nunca usou porque precisava fazer algum ajuste que nunca fez. Aqui vamos reunir todas as peças que precisam de ajustes e novas ressignificações, sejam físicas ou emocionais.


Aqui também entram todas aquelas peças que você gosta, mas não tem usado porque precisa de uma pequena reinvenção. Antes de doar, veja se a calça não pode virar um short, ou a camisa um vestido. As opções são inúmeras. Use a criatividade e upcycling antes de descartar no monte do girar.


Leia o Monte do Criar para entender melhor o que fazer.



MONTE DO GIRAR


Neste monte colocaremos o que já não faz parte da nossa vida. É o famoso monte do descarte. E vamos entender descarte como doação, venda e lixo.


Doação são peças que estão em um bom estado e que podem ser reutilizadas por outras pessoas. Que tal pensar nas pessoas próximas e presentear?


Há também muitas formas de vender e o lixo deve ser nossa última opção. E se você chegar a conclusão que não tem jeito, vai para o lixo mesmo, repense: leia o texto Monte do Girar.


Posts recentes

Ver tudo

© 2016 copyright carolcamocardi.com - Carol Camocardi - Imagem Consciente         @carolcamocardi carol.camocardi@gmail.com

  • Preto Ícone LinkedIn