top of page

Monte do Girar

Atualizado: 31 de jan. de 2022


por Carol Camocardi


Chegou o monte do girar. Por que girar? Porque não ficará conosco e precisamos fazer a energia girar o monte girar.





E considerado como descarte mas que tal ressignificarmos o descarte?


· Doação

· Presente

· Venda

· Lixo


Doação são aquelas peças que estão em um bom estado e que podem ser reutilizadas por outras pessoas. Importante não colocar para doação peças rasgadas e sujas. Procure lavar e arrumar tudo antes. O outro merece uma roupa limpinha e bonita como nós merecemos, né? Pesquise instituições que realmente precisam e vão usar as peças doadas. Importante se certificar como isso será feito.


Vamos eliminar a ideia de que presente sempre tem que ser um objeto comprado novo. Não há nada mais gostoso do que ganhar algo com a energia da pessoa.

Que tal pensar nas pessoas próximas e presentear? Vamos eliminar a ideia de que presente sempre tem que ser um objeto comprado novo. Não há nada mais gostoso do que ganhar algo com a energia da pessoa que pensou em você e compartilhou algo que fez parte de um período da vida dela.


Há as peças com valor agregado e que pode gerar dinheiro. Pense em fazer um bazar com as amigas, usar plataformas digitais para divulgar as peças ou partir para os brechós (alguns trabalham com consignação e outros compram as peças). Vale a pesquisa do que melhor encaixa para os itens que você tem e a disponibilidade para venda.


O lixo deve ser nossa última opção. Peças que vão parar nos aterros sanitários levam décadas para se decompor e poluem muito o meio ambiente, matando animais e causando sérios problemas nas nossas águas, as mesmas que chegam nas nossas casas.


E como fazer se uma roupa chega ao final da vida? Indico pesquisar onde descartar. Existem empresas que destinam as peças com segurança, outras que se responsabilizam pelo chamado “logística reversa” e até outras que usam tecidos para reciclagem e upcycling.


Já muitas pessoas e pequenas instituições que pegam esses tecidos e usam como matéria prima para criar outras coisas. Se tiver dúvida, me pergunte e posso te ajudar a encontrar saídas.


Logística reversa para quem nunca ouviu é a responsabilidade da própria loja e/ou marca de assumir o descarte do que produz. É responsabilidade dessas marcas assumir o lixo que colocam no mundo como produtos novos.


É nossa responsabilidade como consumidores cobrarmos para que eles encontrem soluções sustentáveis. Já existem muitas marcas no mercado que fazem isso. Pesquise antes de comprar e dê preferencia para esses nomes.


E para ajudar no desapego a palavra chave é autoconhecimento. Te convido para se conhecer em uma aula gratuita do Curso on-line de Consultoria de Imagem.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page